[SERIANDO] Cyber Crimes: Isso pode acontecer com você!

~ ~


Há alguns meses estreou nos Estados Unidos mais um spin-off da série CSI. A novata investiga crimes cibernéticos, ou seja, que ocorrem através da internet pelos aparelhos digitais (computadores, videogames, smartphones etc). Desde que comecei a assistir a CSI: Cyber fiquei mais atenta que nunca. Coisas rotineiras que fazemos automaticamente podem esconder diversos problemas e nos deixar vulneráveis para golpes, fraudes, sequestros e até morte.

A frase do título aparece em todos os episódios como um alerta para a população: “it can happen to you...” (isso pode acontecer com você...). A cada trama que vai ao ar eles dão destaque a algum tipo de crime que pode ocorrer e você nem desconfiar de nada. Quanto mais vou assistindo mais assustada vou ficando. Comecei a monitorar tudo o que faço on-line, desde o que publico nas redes sociais, quanto me precaver instalando programas para segurança.

O episódio piloto relata sobre um crime que ocorreu depois que uma série de babás eletrônicas foram hackeadas causando o sequestro de uma criança. A falha foi descoberta pela e equipe, mas mostrou o quão vulneráveis nós estamos com objetos do dia a dia. Isso ficou claro no segundo episódio quando o computador central de um brinquedo de parque de diversões foi invadido e perdeu o controle causando acidente e mortes.

Outra coisa mostrada na série foi a nova onda do momento: os aplicativos de carona. Moda atual nas principais cidades do mundo, CSI: Cyber mostrou quando um dos funcionários da empresa de um desses apps invadiu o sistema deles e usou as informações dos usuários para sequestrar e matar pessoas. Fiquei chocada!

Cada cena vem mostrando coisas do cotidiano que facilmente são realizadas por nós. Consulta de e-mails, visita a sites, comprar on-line etc. Teve um episódio que mostrou um grupo que mascarou propagandas em um site médico super confiável e inseriu um código malicioso que fazia as pessoas comprarem remédios caríssimo pela metade do preço, sendo que os medicamentos eram placebos e os pacientes começaram a morrer. 

Outra vulnerabilidade mostrada na série são os videogames atuais. Com a maioria deles usando plataformas de conexão on-line para os chats, são campos abertos para os aproveitadores. No episódio em questão, eles mostravam venda ilegais de armas para adolescente em troca de bônus nos jogos. Mostrando o quão necessário se faz o monitoramento de nossos filhos quando estão jogando.



Claro que tudo é ficção, porém, mostram coisas que podem acontecer com qualquer um. Crimes que eu e você estamos propensos a sofrer se não prestarmos atenção. Sempre tive muito cuidado com minha vida on-line. Fiz amigos durantes anos e tive alguns relacionamentos com pessoas que conheci na internet, mas sempre com muita cautela sobre o que falava e o que fazia.

Isso é bom para nos deixar em alerta. Reveja sua vida on-line e proteja-se contra esses crimes!

Se for conhecer alguém pessoalmente que conheceu na vida virtual, tenha o cuidado de marcar em local público. Não dê informações pessoais suas e muito menos deixa que te acompanhem em casa. Isso só pode ser feito depois de muito tempo e confiança. 

Quando seus filhos estiverem on-line, mesmo que seja apenas jogando videogame, fique sempre atendo com quem ele está falando. Do outro lado pode haver um pedófilo ou assassino. Um traficante ou um golpista. Cuidado nunca é demais!

Ofender pessoas em redes sociais é crime! Tenha cuidado com quem você compartilha suas fotos pessoais, principalmente de crianças. Se terminou algum relacionamento de forma negativa, evite ter contato com pessoas conhecidas do ex. Evite ser usado, ser fraudado, ser humilhado. 

Você tem o poder em suas mãos!







Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML